sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Novidades para o Verão 2014!

Junto com o lançamento das coleções, as fabricantes de denim e sarja costumam montar panoramas de moda para a estação, abordando cores, temas, formas, lavagens, efeitos, estampas e acabamentos. Não foi diferente com o verão 2014. O GBLjeans compilou essas direções de moda tratadas na sexta edição do book FixPin, da Cedro; na VTrends da Vicunha e apresentadas em palestra por Renata Xu, coolhunter da empresa; no Bureau Tavex com apresentação de Sueli Pereira, gerente de moda da companhia; e na palestra de Pascaline Wilhelm, diretora de moda da Première Vision, durante o Première Brasil, realizado no final de janeiro em São Paulo (SP).

Cores
Intensas, mas, guardando certa sujidade. Uso de cores naturais e suaves, em contrapartida à exploração do excesso de colorido e tons alegres, previstos para a estação. Harmonia de cores é a recomendação.
Amarelo: enxofre / gema



 
 
Tons de azul: Azuis bem lavados / azul bebê / azul petróleo / azul turquesa / azul piscina.




 
 
Rosa: do claríssimo (quase branco) ao pink, passando pelo natural.


 
 
Verde: escuro / hortelã / kiwi / cáqui.
Branco iridescente e outras variações do branco.
Neutralidade com tons de pele, areia e rosa.
Outros: beterraba / cinza / cobre / dourado / laranja / marrom / tons pastel ácido / vermelho sangue / vinho.



Bons contrastes
vermelho com rosa bebê
vinho com verde limão ou verde bebê
rosa candy com verde militar


Formas
Para mulheres, muito luxo através da aplicação de rendas, tons dourado, transparência, craquelê, corte bruto e formas retas. Os aviamentos devem misturar o casual com o chique. Estampas com desenhos de caleidoscópio, aplicações de rendas, calças com corte reto ou amplas de comprimento cropped. Silhueta romântica, que pode incluir cintura alta para calças, shorts e saias, ou marcada para casacos e blazers, mangas baloon (tipo princesa, bufante). Maxi coletes também ocuparão espaço nas vitrines.









Para os homens, peças amplas, volumosas, com brilho, nada casuais. Estampas étnicas, urbanas, coletes e toques de alfaiataria. Sobreposições, com tecidos leves e peças mais estruturadas. Jeans bem claro; pernas arqueadas; gancho baixo.





Efeitos e lavagens 
A estação será camarada com as lavanderias. Embora permaneça uma vertente forte em torno do denim raw, com peças apenas amaciadas e explorando o puro índigo, a estação caminha para outra direção retomando a rota do vintage agressivo reproduzido em lavanderia, com todos os efeitos associados ao estilo: desgastes fortes, puídos, marcações tridimensionais, aplicação de patches em tecido contrastante com cerzidos por cima. Previsão para tratamentos agressivos no limite, deixando o denim bem claro, delavê, quase branco, em contraste com jeans com tonalidade de azul bem forte e vivo.









Também as sarjas não ficarão em estado bruto ou com cores firmes. A recomendação é retrabalhar tudo em lavanderia. Tons terrosos, de cáqui ou camelo devem ser explorados em lavagens claras, efeitos dirty, estonados e efeito oleado (como se borrifasse graxa). A onda do dupla face favorece os tingimentos duplos, o dip dye, o tie-dye e o overdyed.





Para ficar de olho

   
 
Efeito plastificado; sublimação; acabamentos com brilho e perolado. 
Lavagem com efeito de nuvens, Sueli explicou que para o modelo apresentado no Bureau Tavex foi usado sal na lavagem. 
Resinas de cobertura que alteram a superfície; resinas metálicas; películas lisas, mas de aplicação irregular.
Alvejados pálidos; spray de pigmentos multicoloridos; pontos de luz retratados através de tons metalizados e fluorescentes. 
Reserva de cor; lavagens ácidas.

Acabamentos 
Combinação de denim com neoprene; bordados; bordas desfiadas; costuras feitas com linha em cor neon; transparencias.




 
 
Referências aos uniformes esportivos usados por atletas; cós com cordão; recortes geométricos funcionais ou não; estruturas rígidas de toque suave.



 
Estampas
Permancecem fortes para o verão, especialmente na sarja. Há opções de tecidos estampados de fábrica para serem envelhecidos em lavanderia, ou não, assim como há opções em PT para serem estampados.


 
 
Continuam: listras, xadrez largo, florais e camuflagem, mas reproduzidos a partir de combinações de cores que não sejam óbvias; desenhos étnicos e tribais; grafismos; estampas retrabalhadas em lavanderia.




 
 
Retornam: reservas gráficas obtidas em lavanderia; estampas gráficas que simulam movimento; estampas digitais ou a laser.


 

Fonte: Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry

Nenhum comentário:

Postar um comentário