Os alunos do curso de Design do Senai de Franca/SP já têm acesso à moderna máquina que imprime calçados em 3D. O equipamento, importado de Israel, é fruto do investimento de R$ 1,2 milhão feito pela entidade.
Empresas do setor calçadista da cidade também apoiaram a compra da impressora que tem capacidade de imprimir objetos em vários formatos, consistências e cores, podendo ser aplicada em todo o processo de produção, do detalhamento até a fase final de testes, reduzindo a possibilidade de erros na confecção dos produtos. A tecnologia reduz a produção do protótipo de um solado - um dos processos mais lentos da produção calçadista - de duas semanas para poucas horas.
MATÉRIA-PRIMA
O sistema em três dimensões imprime a forma desenhada no computador em um material composto por silicone e termoplástico. No processo convencional, o projeto digital é esculpido em madeira para depois ser reproduzido em silicone. Além de ser mais rápido, o novo processo reduz a possibilidade de erros de medida. “De acordo com a flexibilidade do solado do protótipo, é possível montar o solado e fazer o teste de calce”, disse o instrutor de formas e solados do Senai, Alberto Lima.
Fonte: Fashion Mag
Nenhum comentário:
Postar um comentário