![]() |
Visual de inverno: peças mais leves são boa pedida para encarar o friozinho ameno de algumas regiões brasileiras |
Com 12 anos de mercado, há sete o Grupo Natural Cotton Color, de João Pessoa (PB), passou a se dedicar com mais afinco à moda ecológica – e com sucesso. A marca costuma exportar peças para países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra e França e em 2013 deve participar de seis feiras internacionais do setor têxtil.
“É claro que também vendemos nossas criações no Brasil, no eixo Rio-São Paulo, em todo o Nordeste e em algumas cidades do Norte. Mas temos mais prestígio lá fora do que aqui”, conta a proprietária da empresa, Francisca Gomes Vieira. “Infelizmente, o consumidor brasileiro ainda prefere comprar produtos sintéticos ou de plástico feitos na China do que valorizar o conforto no nosso algodão, cujo plantio colabora para o meio ambiente e para o sustento de diversas famílias de agricultores”, afirma.
O Natural Cotton Color trabalha exclusivamente com peças produzidas em algodão colorido naturalmente. Além das roupas – femininas, masculinas e infantis –, a grife ainda oferece calçados e bolsas e uma linha de itens para casa. São duas coleções por ano, com 30 a 60 peças cada, com prioridade para o verão. Toda a matéria-prima vem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), que desenvolveu um tipo de semente que já nasce com cor.
Sem tingimento químico
Mais de 100 pessoas fazem parte do processo: além da equipe administrativa da fábrica, a marca conta com rendeiras, bordadeiras e agricultores espalhados pelo serão da Paraíba. Segundo Francisca Gomes Vieira, o Natural Cotton Color já teve uma parceria com presidiárias do Estado, que aprendiam e colocavam em prática o ofício da costura e do bordado na própria cadeia, o que reduzia a pena.
“Infelizmente, esse trabalho social foi suspenso devido à burocracia da Secretaria de Administração Penitenciária, que não designa instrutores para realizá-lo nos presídios”, lamenta a empresária.
Fonte: Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry
Muito legal a produção do algodão colorido e produzido manualemnte e além de tudo ainda economiza 70% da água que seria gasta no processo normal.
ResponderExcluir