As cores e texturas do Brasil, por meio dos saberes e das mãos habilidosas de artesãs da agricultura familiar, dão origem a belas peças de vestuário e acessórios que prometem encantar os visitantes da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo 2012, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de 21 a 25 de novembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
![]() |
Produtos à venda feitos por atesãos da agricultura familiar - Foto: Divulgação |
No espaço de 346 m², na Praça da Sociobiodiversidade – um dos espaços temáticos do evento -, elas expõem o que de melhor sabem fazer: peças modernas elaboradas com saberes tradicionais. Atualmente, o Talentos do Brasil reúne duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. Organizados em 18 cooperativas, formam juntas, a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), que comercializa, hoje, um portfólio com mais de 1,5 mil produtos.
Para o Brasil Rural Contemporâneo 2012, o Talentos do Brasil apresentará a coleção Flores desenvolvida pelos estilistas Mary Design, Renato Loureiro, Regis Pupim, Iveti Catani e Virginia Borges. Serão cerca de 300 itens à venda para os visitantes do evento como bolsas, chapéus, echarpes, colares, pulseiras, carteiras, sandálias, batas, vestidos, bonés, jogos americanos, tapetes, almofadas, cortinas, mantas, cestos, puffs, bonecas, conjuntos de cama, mesa e banho, entre outros.
Em uma área coberta de 40 mil m², o evento reunirá, em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do país, trazendo a diversidade, a cultura e a riqueza de um povo que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Considerada a maior feira do gênero da América Latina, as sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. Na última edição, em Brasília 2010, o movimento resultou na comercialização de cerca de 750 toneladas de produtos.
Fonte: Fashon Mag
Nenhum comentário:
Postar um comentário